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Participação da Dra. Miriam Bretzke na Enterprise Data World – Latin America 2011

setembro 1st, 2011    Arquivado em: Artigos
 

 

Miriam Bretzke e Rossano Soares Tavares, Presidente do Capítulo Brasil da DAMA

Nos dias 17 e 18 de agosto a Enterprise Data World – Latin America 2011 reuniu no Hotel Braston em São Paulo palestrantes brasileiros e internacionais para apresentar e discutir conceitos, técnicas e melhores práticas de Governança e Gerenciamento Estratégico de Dados. O Evento foi realizado pela DAMA – Data Management Association, uma entidade focada no desenvolvimento do gerenciamento estratégico de dados (governança de dados), que se dedica ao avanço dos conceitos e práticas de Gestão de Recursos de Informação (GRI) e de Gestão de recursos de Dados (GRD) no Brasil e América Latina.

Acrescentando conteúdo específico, Dra. Miriam Bretzke apresentou a palestra “O Uso estratégico de Dados em CRM” levantando a importante questão sobre a governança de dados e dos benefícios de manter de forma correta, normalizada, consolidada, enriquecida e atualizada o banco de dados de clientes, pois a qualidade de dados é uma questão vital para o  CRM, que são alimentados por múltiplos usuários internos e externos e integrados a vários sistemas de informação.

Segundo a Dra. Miriam Bretzke “o CRM é a estratégia e tecnologia para melhorarmos o relacionamento com os nossos clientes e uma das premissas é a integração dos canais e a ampla utilização deste sistema pelo maior número de pessoas na empresa e de outros públicos de interesse como distribuidores e seus vendedores, rede de assistência técnica e outros parceiros de negócios, cúmplices da tarefa de encantar o cliente”. É preciso realizar uso estratégico dos dados, para que o CRM cumpra a sua função de identificar, diferenciar, interagir e personalizar o relacionamento.

A palestra realizada pela Dra. Miriam Bretzke fez com que os participantes do evento percebessem que se as informações não tiverem a qualidade necessária e desejável não se conseguirá fazer o uso estratégico da informação. É importante encantar o cliente e conseguir o retorno esperado, mas sem qualidade dos dados, a estratégia de encantamento dificilmente atingirá o seu objetivo com sucesso.